quarta-feira, 5 de julho de 2017

Histologia - Introdução

A histologia é um ramo da anatomia que estuda os tecidos dos animais e das plantas. Em seu sentido mais amplo, a palavra histologia é usada como se fosse sinônimo de anatomia microscópica, devido ao seu contexto englobar não somente a estrutura microscópica dos tecidos, mas também a das células, órgãos e sistemas de órgãos.

    ✴A histologia não mais se limita somente ao estudo da estrutura do corpo, ela também trata das funções destes.

Há centenas de tipos celulares em nosso organismo, para uma melhor compreensão, essas células foram classificadas em 4 grupos principais, levando em conta suas estruturas, função e comportamento semelhantes. Estes grupos são chamados de tecidos básicos, que são: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.


FONTE:http://salabioquimica.blogspot.com.br/










Os tecidos consistem em células, matriz extracelular (MEC) e fluido extracelular, o qual banha estes componentes. O líquido extracelular, o qual é derivado do plasma sanguíneo, transporta nutrientes, oxigênio e moléculas de sinalização para as células do corpo. Inversamente, moléculas de sinalização, produtos do catabolismo e dióxido de carbono, liberados pelas células do corpo, chegam aos vasos sanguíneos e linfáticos através do fluido extracelular. O fluido extracelular e grande parte da MEC não são visíveis nas preparações histológicas de rotina.




Referências:


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário