sexta-feira, 7 de julho de 2017

Sistema Digestório

Anatomicamente o sistema digestório pode ser dividido em 2 partes principais:

Trato Gartointestinal (tubo digestório):
  • Cavidade oral (boca);
  • Faringe;
  • Esôfago;
  • Estômago;
  • Intestino delgado;
  • Intestino grosso;
  • Ânus.
Estruturas acessórias:
  • Dentes;
  • Língua;
  • Glândulas anexas:    Glândulas salivares (parótidas, sublinguais e submandibulares);
                                           Fígado;
                                           Vesícula biliar;
                                           Pâncreas.



Região oral
A região oral compreende a cavidade oral, os dentes, a gengiva, a língua, o palato e a região das tonsilas palatinas. 

Cavidade oral - É o local onde o alimento é ingerido e preparado para a digestão no estômago e no intestino delgado. 
É a primeira porção do trato gastrointestinal e consiste em:

  • Vestíbulo da boca (boca) - espaço semelhante a uma fenda entre os dentes e a gengiva e os lábios e as bochechas. O vestíbulo comunica-se com o exterior através da rima (abertura) da boca. O tamanho da rima é controlado pelos músculos periorais, como o orbicular da boca (esfíncter da rima da boca), o bucinador, o risório e os depressores e elevadores dos lábios (dilatadores da rima).
  • Cavidade própria da boca - espaço entre as arcadas ou arcos dentais maxilar (superior) e mandibular (inferior) - arcos alveolares maxilar e mandibular e os dentes que sustentam- é limitada lateral e anteriormente pelos arcos dentais, seu teto é formado pelo palato e posteriormente, comunica-se com a orofaringe (parte oral da faringe). Conclui-se que as estruturas incluídas na cavidade própria da boca são: o palato (duro e mole), dentes, gengivas, glândulas salivares e língua.
✩Quando a boca está fechada e em repouso, a cavidade oral é totalmente ocupada pela língua.

Lábios - São pregas musculofibrosas móveis que circundam a boca. Contêm o músculo orbicular da boca e músculos, vasos e nervos dos lábios superior e inferior. Os lábios são cobertos externamente por pele e internamente por túnica mucosa. Atuam como as válvulas da rima da boca, contendo o esfíncter (músculo orbicular da boca). 

Bochechas - Possuem uma estrutura semelhante à dos lábios, com os quais são contínuas. As bochechas são as paredes móveis da cavidade oral. Anatomicamente, a face externa das bochechas constitui a região bucal, limitada anteriormente pelas regiões oral e mentual (lábios e queixo), superiormente pela região zigomática, posteriormente pela região parotideomassetérica e inferiormente pela margem inferior da mandíbula. Os principais músculos das bochechas são os bucinadores. Várias pequenas glândulas bucais situam-se entre a túnica mucosa e os músculos bucinadores.

Gengivas - São formada por tecido fibroso coberto por túnica mucosa.
A gengiva propriamente dita está firmemente presa aos processos alveolares da mandíbula e da maxila e aos colos dos dentes.
Possui uma coloração rósea, é pontilhada e queratinizada.
Quando adjacentes à língua são chamadas de gengivas linguais superior e inferior, quando adjacentes aos lábios e às bochechas é denominada gengiva labial ou bucal maxilar e mandibular, respectivamente.
A túnica mucosa alveolar é normalmente vermelho-brilhante e não queratinizada.

Dentes - Os dentes humanos podem ser definidos como órgãos mineralizados, duros, resistentes, branco-amarelados, que estão implantados nos ossos alveolares da maxila e da mandíbula.
Eles estão dispostos regularmente, uns ao lado dos outros, na cavidade bucal, formando os arcos dentais superior e inferior.
Antes da erupção, os dentes em desenvolvimento situam-se nos arcos alveolares como brotos dentais.
O dente é considerado histologicamente como um órgão, pelo fato de ser constituído por tecidos diferentes.
As principais funções dos dentes são:
  • Cortar, reduzir e misturar o alimento à saliva durante a mastigação;
  • Ajudar sua própria sustentação nos alvéolos dentais, auxiliando o desenvolvimento e a proteção dos tecidos que os sustentam;
  • Participar da articulação (fala conectada distinta).
Os humanos é um animal difiodonte (apresenta duas dentições) :
  • Dentição decídua (1º dentição, dentição temporária ou de leite) - nossa primeira dentição consiste em 20 dentes (geralmente surge em torno dos 6 meses de idade e aos 3 anos de idade já apareceram todos): 2 incisivos, 1 canino e 2 molares em cada um dos 4 quadrantes da maxila e da mandíbula. 
  • Dentição permanente - nossa segunda dentição consiste em 32 dentes (geralmente começam a aparecer por volta dos 6 anos de idade e se completa em torno dos 18 - 21 anos de idade), sendo 16 no arco superior e 16 no inferior. Substituem os dentes decíduos.
O tipo de dente e sua proximidade da linha mediana ou da parte anterior da boca (por exemplo os incisivos mediais e laterais; o 1º molar é anterior ao 2 º).
Os tipos de dentes são identificados por suas características:
  • Incisivos: margens cortantes finas (cortantes);
  • Caninos: cones proeminentes únicos (perfurantes e dilacerantes);
  • Pré-molares: bicúspides (duas cúspides) (moem e trituram);
  • Molares: 3 ou mais cúspides (moem e trituram).


A face vestibular (labial ou bucal) de cada dente apresenta-se voltada externamente, e a face lingual está voltada internamente. A face mesial de um dente está voltada em direção ao plano mediano da parte facial do crânio. A face distal está voltada em direção oposta a esse plano; tanto a face mesial quanto a face distal são superfícies de contato, isto é, superfícies que tocam dentes adjacente. A superfície mastigatória é a face oclusal.



























As estruturas que compõe um dente são:
  • Tecido duro: esmalte, dentina e polpa;
  • Tecidos de suporte: gengiva, osso, ligamento periodontal e cemento. 
































Palato - O palato forma o teto curvo da boca e o assoalho das cavidades nasais.
Separa a cavidade oral das cavidades nasais e da parte nasal da faringe, a parte da faringe superior ao palato mole.
A face superior (nasal) do palato é coberta por túnica mucosa respiratória, e a face inferior (oral) é coberta por túnica mucosa oral, densamente povoada por glândulas.
O palato possui 2 regiões:

  • palato duro - anterior;
  • palato mole - posterior.

Palato Duro - Possui formato côncavo, o espaço é ocupado principalmente pela língua quando está em repouso. Apresenta esqueleto ósseo formado pelos processos palatinos da maxila e as lâminas horizontais dos palatinos.

Palato Mole - Não apresenta esqueleto ósseo, mas sua parte aponeurótica anterior é reforçada pela aponeurose palatina, que se fixa à margem posterior do palato duro.
O palato mole é o terço posterior móvel do palato e fica suspenso na margem posterior do palato duro.
Na parte lateral, o palato mole é contínuo com a parede da faringe e é unido à língua e à faringe pelos arcos palatoglosso e palatofaríngeo, respectivamente.
Há algumas papilas gustativas no epitélio que cobre a face oral do palato mole, a parede posterior da parte oral da faringe e a epiglote.





Nenhum comentário:

Postar um comentário